https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/iliadap.pdf

 

-Um mover de olhos...
Um mover de olhos...

 ASSUNTO: O poeta expõe, à maneira petrarquista e em série descritiva, os atributos morais e psicológicos da mulher que «pôde transformar-lhe o pensamento»: brandura, piedade, honestidade, humildade, modéstia, bondade, retraimento, serenidade, paciência e mansidão. Trata-se, portanto, de um retrato idealizado, indefinível, mais próprio de quem está no Céu do que de quem vive na Terra.

 

Estrutura interna:


a) duas partes lógicas em que pode ser dividido o discurso: a primeira correspondente às duas quadras e ao primeiro terceto e a segunda, ao último terceto, no qual o demonstrativo introduz o efeito d
e síntese.

b) predomínio da frase nominal, já que em toda a composição os sintagmas verbais estão reduzidos ao mínimoo que traduz sobriedade de construção sintática e grande precisão de ideias.


c)  intensificação expressiva conseguida pela reiteração do determinante indefinido, seguido de nome e de modificador, exprimindo simultaneamente a imprecisão e o mistério, tentando concretizá-los.


)  intensificação expressiva conseguida pela reiteração do determinante indefinido, seguido de nome e de modificador, exprimindo simultaneamente a imprecisão e o mistério, tentando concretizá-los.


d)  modificadores que ora apresentam caraterísticas psicológicas (
brando / forçado / doce / duvidoso / quieto / vergonhoso / gravíssimo / gracioso / encolhido / sereno / longo), ora apontam para qualidades morais (piedoso / honesto / humilde / modesto / pura / limpo / sem ter culpa - inculpável - / obediente) que nos fazem recordar a dama das Cantigas de Amor.


e) poder expressivo das