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Tema: a saudade / a separação (despedida, partida)

Estrutura externa

Soneto em verso decassilábico.

- rima interpolada e emparelhada nas quadras e cruzada nos tercetos, segundo o esquema rimático ABBA/ABBA/CDC/DCD.

Estrutura interna

O soneto estrutura-se em dois momentos:

A 1.ª quadra expõe a ideia de um eu que manifesta o desejo (quero) de que aquela madrugada permaneça na memória: «aquela madrugada […] seja sempre celebrada.».

Neste momento, mais descritivo, o sujeito projeta os seus desejos no futuro (houverseja), recorrendo ao futuro e  presente do conjuntivo.

A 2.ª quadra e os dois tercetos constituem o segundo momento, constata-se acerca da justificação para a necessidade de celebrar essa madrugada.

o segundo momento é de caráter mais narrativo do que descritivo, evoca um acontecimento, daí o predomínio do pretérito perfeito (viu; ouviu; acrescentaram).

 

Estado de espírito do poeta expresso através de recursos estilísticos:

 

antítese – aquela triste e leda madrugada

vocabulário – tristemágoapiedadelágrimas magoadas.

hipérbole – As lágrimas em fio / Que de uns e outros olhos derivadas/ se acrescentaram em grande e largo rio.

paradoxos – as palavras magoadas que puderam tornar o fogo frio e dar descanso às almas condenadas.

viu apartar-se de uma outra vontade/ que nunca poderá ver-se apartada.

personificação – (a madrugada- confidente, testemunha)

viu apartar-se de uma a outra vontade

viu as lágrimas em fio

ouviu as palavras