Cena
1
Assunto: Maria conversa com Telmo; interessa-se pelos três retratos
que se encontravam na sala e "sabendo" já que um deles é de D.João,
primeiro marido da mãe, pretende que Telmo o confirme; Madalena encontra-se
doente há oito dias; Manuel de Sousa está escondido.
Sinais que apontam para o desenlace: Maria
cita os primeiros versos da novela trágica Menina e Moça; a causa de doença de
Madalena- o retrato de Manuel de Sousa, que ardeu no incêndio, apareceu-lhe
substituído pelo retrato de D.João, iluminado por uma tocha, quando entra no
seu palácio- é "prognóstico fatal de uma perda maior que está perto".
Assunto:Manuel de Sousa, de visita a casa, revela a Maria a identidade da personagem representada no quadro e tece grandes elogios a D.João de Portugal.
Sinais que indiciam o desenlace: Maria continua febril e "sabe tudo". Manuel de Sousa diz a Maria que aquela casa é quase um convento e que para frades de S.Domingos lhes falta apenas o hábito.
Cena 4
Assunto:Frei Jorge anuncia a Manuel de Sousa a decisão dos governadores de esquecerem a sua atitude, Manuel pretende deslocar-se a Lisboa e Maria pede-lhes para a acompanhar, a fim de conhecer Soror Joana.
Sinais que indiciam o desenlace: Soror Joana(Dona Joana de Castro e Mendonça) fora casada com o Conde de Vimioso, D.Luís de Portugal.A certa altura da vida, decidem ambos professar.
Cena 5,6 e 7
Assunto: Madalena afirma estar já curada do seu mal (o terror de perder Manuel de Sousa) mas continua a mostrar-se nervosa, preocupada com a viagem que o marido vai fazer a Lisboa, receosa por ter de ficar sozinha.
Sinais que indiciam o desenlace: Quando toma consciência de que se estava numa sexta-feira, Madalena fica aterrorizada:"Este dia de hoje é o pior..."
Madalena despede-se do marido e da filha como se fosse para sempre:"Vão, vão... adeus!"
Cena 8
Assunto: Madalena despede-se de Manuel de Sousa, abraçando-o repetidamente como se ele fosse embarcar "num galeão para a Índia"; referindo-se a Soror Joana, Jorge diz que a perfeição verdadeira é a do Evangelho: "Deixa tudo e segue-me".
Sinais que indiciam o desenlace:Madalena não consegue entender a atitude dos Condes de Vimioso que se "enterraram vivos" depois de tantos anos de amor.
Cena 9
Assunto:Frei Jorge começa a sentir que alguma desgraça está para acontecer.
Cena 10
Assunto:Madalena revela a Frei Jorge a razão que está na origem dos seus medos:amou Manuel de Sousa desde o primeiro instante em que o viu, era ainda casada com D.João; pecou, teme ser castigada.
Sinais que indiciam o desenlace: Naquela sexta-feira, fazia anos que Madalena casara com D.João, que D.Sebastião desaparecera na batalha de Alcácer Quibir, que se apaixonara por Manuel de Sousa Coutinho.
Cena 11, 12 e 13
Assunto: Miranda anuncia a chegada de um romeiro, vindo da Terra Santa, que deseja falar a Madalena.
Sinais que indiciam o desenlace: O Romeiro só dará o recado que traz da Palestina a Madalena. Quando Frei Jorge pergunta ao Romeiro se é aquela a fidalga com quem deseja falar, a resposta dele:- "A mesma."- pode sugerir que a reconhece.
Cena 14
Assunto:O Romeiro vai-se dando a conhecer gradualmente; Madalena fica aterrorizada ao tomar conhecimento que D.João de Portugal está vivo- o seu casamento com Manuel de Sousa não existe e Maria é filha ilegítima; sai de cena espavorida e gritando.
Sinais que indiciam o desenlace: Atinge-se o clímax da ação- D.João de Portugal está vivo.
Cena 15
Assunto:Questionado por Jorge sobre a sua identidade, o Romeiro responde-lhe:"Ninguém" mas aponta para o retrato de D.João de Portugal.
Sinais que indiciam o desenlace: O Romeiro é D.João de Portugal.