Os Lusíadas/Mensagem
Semelhanças:
Semelhanças:
-Concepção mística e missionária/missionante da história portuguesa, preocupação arquitectónica: ambas as obras obedecem a um plano cuidadosamente elaborado,
-a dor/o reverso da glória.
Diferenças: Os Lusíadas/Mensagem
Lusíadas surgiram no início do processo de dissolução do império ; Mensagem - publicada na fase terminal de dissolução do império;
۰ Os Lusíadas - de carácter predominantemente narrativo, Mensagem- de carácter menos narrativo e mais interpretativo e cerebral;
۰ Adamastor é sinónimo de lágrimas e mortes, sofrimento e audácia que as navegações exigiram, enquanto Mostrengo simboliza os medos vencidos pela ousadia;
۰ n’Os Lusíadas o tema é o real, o histórico, o factual (os acontecimentos, os lugares, os heróis), em Mensagem o tema é a essência de Portugal e a necessidade de cumprir uma missão;
۰ para Camões os deuses olímpicos regem os acidentes e as peripécias do real quotidiano, para Pessoa os deuses são superados pelo destino, que é força abstracta e inexorável;
۰ n’Os Lusíadas os heróis são pessoas com limitações próprias da condição humana, mesmo se ajudados nos sonhos pela intervenção divina cristã ou pelos deuses do Olimpo, em Mensagem os heróis são mitificados e encarnam valores simbólicos, assumindo proporções gigantescas;
۰ Lusíadas: narrativa comentada da história de Portugal, Mensagem: metafísica do ser português; Lusíadas: heróis e mitos que narram as grandezas passadas. Mensagem: heróis e mitos que exaltam as façanhas do passado em função de um desesperado apelo para grandezas futuras;
A comparação entre Os Lusíadas e a Mensagem impõe-se pelo próprio facto de esta ser, a alguns séculos de distância e num tempo de decadência - o novo mito de pátria portuguesa.
Os Lusíadas
- Dinamismo: a viagem, a aventura, o perigo.
- A ação, a inteligência, o concreto, o conhecimento do Império no apogeu e na decadência, a possibilidade de ter esperança.
- O poeta dirige-se a D. Sebastião, uma realidade viva, e invetiva o rei a realizar novos feitos que dêem matéria a uma nova epopeia.
- A memória e a esperança situam-se no mesmo plano.
- Conceção de heroísmo: concretização de feitos épicos pelos humanos.
- Amor à Pátria: enaltecimento e imortalização da História de Portugal e dos heróis portugueses, através de um poema épico, trabalho
- Linguagem épica, estilo grandiloquente.
- Narração da viagem de Vasco da Gama, da luta dos deuses, da História de Portugal em alternâncias, discurso encaixado, analepses e prolepses.
- Assunto: os Portugueses e os feitos concretos cumpridos.
- O poeta canta a saga lusa na conquista dos mares.
- Os heróis agem norteados pela Fé de Cristo, dando a conhecer novos mundos ao mundo.
- A missão de Vasco da Gama foi coroada de êxito, dela derivou o Império Português do Oriente; outra missão poderá ser realizada pelo rei D. Sebastião: difusão do Cristianismo e conquistas no Norte de África.
- Epopeia de dimensão humanista-renascentista: acesso ao conhecimento dos segredos da Natureza pelo Homem.
Mensagem
- Estatismo: o sonho, o indefinido.
- O abstrato, a sensibilidade, a utopia, a falta de razões para ter esperança, o sebastianismo.
- D. Sebastião- entidade que vive na memória saudosa do poeta, uma sombra, um mito.
- A esperança é utopia, existe no sonho.
- Conceção de heroísmo: de caráter mental, concetual.
- O autor identifica-se com os exemplos e, através deles, revela-se num processo lírico-dramático.
- Os heróis são símbolos, mitos, lições a seguir
- Amor à Pátria: atitude metafísica, procura incessante do que não existe. Expressão de fé no Quinto Império, evasão angustiada da vivência absurda.
- Linguagem épico-lírica.
- Poema constituído por quarenta e quatro poemas breves, agrupados em três partes principais (1ª, 2ª, 3ª, sendo a 1ª e a 3ª subdivididas).
- De caráter ocultista, esotérico, a sua natureza é predominantemente de índole interpretativa, com reduzida narração
- Assunto: a essência da Pátria e a missão a cumprir.
- Os heróis- atitude , buscam o infinito: a Índia tecida de sonhos.
- A missão terrena de Portugal foi cumprida por vontade divina; outra, de índole ocultista, aventura espiritual e cultural, está ainda por cumprir, a hegemonia do V Império.
- Poema épico-lírico-simbólico-mítico, projeto de ideal de fraternidade universal: utopia.
- Elogio da loucura, do sonho; evasão do real, valorização do imaginário.