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 FICHA DE TRABALHO I I                                                                                          (E@D)

1. Indique as firmações verdadeiras (V) e as falsas (F).

2.   Corrija as falsas.

 

V

F

a.      Lianor desempenha um papel semelhante ao de Vidal.

x

 

b.     A Mãe tem uma visão crítica em relação ao projeto de casamento e de vida de Inês.

x

 

c.  No diálogo inicial são apresentados o tema e as personagens principais da obra.

d. As cantigas (partes de cantigas) refletem o estado emocional das personagens.

x

x


 

 

e.     O enredo da obra mostra que “asno” será o Moço, o  cavalo corresponde ao Ermitão.

 

x

f.      A obra retrata aspetos do quotidiano dos nobres e da burguesia.

 


AFIRMAÇÕES FALSAS

e. Asno refere-se a Pero Marques enquanto cavalo corresponde a Brás da Mata. Assim também, carregue e derrube, respetivamente.

f. Enquanto Farsa, a obra retrata o quotidiano e aspetos da vida da sociedade do tempo. Inês é, com efeito, uma jovem burguesa em idade de casar. Contudo não se trata aqui de representar a burguesia enquanto classe social. O mesmo se pode dizer da nobreza, cujo representante será Brás da Mata, contudo, este é um escudeiro falido. Gil Vicente dá, assim, relevo à personagem tipo, escudeiro decadente.


3. Há exemplos dos três processos de cómico - linguagem, caráter e situação - na parte final da obra. Justifique.

R: Cómico de caráter e situação:

Encontra-se na personagem Pero Marques que, de bom grado, para contentar Inês, se dispõe a tudo, até às coisas mais caricatas: leva-a às cavalitas ao encontro do Ermitão.

O cómico reside ainda no facto de Pero Marques acompanhar Inês na cantiga à medida que vão caminhando.

O cómico de linguagem está presente nas expressões e frases que as personagens utilizam, sobretudo, Inês que, quando canta, escarnece do marido:

Ex: “Marido cuco me levades…pois assi se fazem as cousas”