https://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/iliadap.pdf

 

 

FARSA DE INÊS PEREIRA, Gil Vicente

Processos de cómico

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

😛


Situação      

Resulta de uma  inadaptação de uma personagem à situação em que se encontra, estando- ou não- a dialogar com outras personagens..

EX; O desfecho do conflito - na cena final, o marido não se apercebe de que está a transportar Inês (às cavalitas) ao encontro do amante, o Ermitão. A comicidade intensifica-se quando, humilhando Pero Marques, os dois cantam: “marido cuco me levades…”…

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Linguagem  $$$$$

Consiste na utilização de um registo linguístico que não está adaptado ao contexto em que a personagem se insere. Pode incluir expressões de natureza erudita, popular, calão; provérbios, ironia, trocadilhos, etc.

EX: Reside , por exemplo, na letra da cantiga popular que Pero, a mando de Inês, vai cantando, acompanhando-a:

“Marido cuco, me levades(…) pois assi se fazem as cousas”

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Caráter         Neste caso, a personagem não se  adapta à sua própria realidade. A comicidade resulta da sua maneira de ser e estar . O modo como se apresenta em cena ( vestuário, movimentação, gestos, linguagem…) é revelador da sua personalidade.

EX:

A disponibilidade de Pero que, para satisfazer a vontade de Inês, em tudo lhe obedece, uma vez que não tem discernimento/astúcia suficiente para avaliar a situação em que se encontra. É ingénuo e simplório.