FARSA DE
INÊS PEREIRA, Gil Vicente
Processos
de cómico
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😛
Situação
Resulta de uma inadaptação
de uma personagem à situação em que se encontra, estando- ou não- a dialogar com
outras personagens..
EX; O desfecho do conflito - na cena
final, o marido não se apercebe de que está a transportar Inês (às cavalitas)
ao encontro do amante, o Ermitão. A comicidade intensifica-se quando,
humilhando Pero Marques, os dois cantam: “marido cuco me levades…”…
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Linguagem $$$$$
Consiste na utilização de um registo
linguístico que não está adaptado ao contexto em que a personagem se insere.
Pode incluir expressões de natureza erudita, popular, calão; provérbios,
ironia, trocadilhos, etc.
EX: Reside , por exemplo, na letra da
cantiga popular que Pero, a mando de Inês, vai cantando, acompanhando-a:
“Marido cuco, me levades(…) pois assi
se fazem as cousas”
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Caráter Neste
caso, a personagem não se adapta à sua própria
realidade. A comicidade resulta da sua maneira de ser e estar . O modo como se
apresenta em cena ( vestuário, movimentação, gestos, linguagem…) é revelador da
sua personalidade.
EX:
A disponibilidade de Pero que, para
satisfazer a vontade de Inês, em tudo lhe obedece, uma vez que não tem
discernimento/astúcia suficiente para avaliar a situação em que se encontra. É
ingénuo e simplório.